Estudantes relatam experiências em intercâmbio na Alemanha

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Vítor Classmann e Davi Assenheimer receberam bolsa de estudos de três semanas através do Projeto Pasch “Escolas: uma parceria para o futuro”

As férias de julho tornaram-se ainda mais inesquecíveis para dois estudantes da Educação Básica da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). Durante três semanas, Vitor Classmann e Davi Assenheimer estiveram participando de um intercâmbio de estudos na Alemanha. Os estudantes do 2º Ano do Ensino Médio receberam bolsa de estudos através do Projeto Pasch “Escolas: uma parceria para o futuro”, em parceria com o Instituto Goethe, com todas as despesas da viagem e estadia custeadas pelo Projeto. O intercâmbio aconteceu entre os dias 7 e 27 de julho.


Os estudantes ficaram em cidades diferentes. Vitor Classmann esteve em Schwäbisch Hall, uma cidade pequena ao sul da Alemanha, com mais de quatro mil anos de história, aos moldes de uma cidade medieval com grande participação na história alemã. Classmann recorda saudoso dos momentos proporcionados pelo intercâmbio. “Foi uma viagem dos sonhos! Uma oportunidade para conhecer novos lugares e culturas, melhorar as línguas estrangeiras e fazer muitas amizades. Tive aulas da Língua Alemã todas às manhãs e participei duas tardes por semana em um projeto envolvendo ecologia. Nas tardes restantes conhecemos a cidade e nos envolvíamos em oficinas. Durantes os finais de semana conhecemos outras cidades, como Heidelberg, Stuttgart e Heilbron”, descreve.  


Classmann conta que a viagem foi maravilhosa, especialmente por proporcionar a troca de experiências entre jovens de diversos países. “O contato que tive com estudantes de outros países não ocidentais que também estavam no intercâmbio, como Uzbequistão, China, Guiné e Moçambique, mostram uma realidade diferente, o que te leva a refletir sobre a diversidade cultural e a moral construída nos outros jovens, e que apesar de tudo, todos somos iguais, levando você a enxergar o mundo com outros olhos. Aconselho a todos os adolescentes a fazerem um intercâmbio, pois é uma experiência única e que permanece na memória para sempre. A viagem foi perfeita!”, resume ele.

Assenheimer descreve o intercâmbio como uma experiência única, onde pôde conhecer outro mundo. Segundo ele, através da bolsa de estudos, teve o privilégio de conhecer pessoas do Tadjiquistão, Índia, Usbequistão, Eslováquia, Turquia, Estados Unidos, México, entre outros. O estudante conta que ficou hospedado em Frankfurt, onde realizou uma prova de nivelamento e compareceu às aulas correspondentes ao seu nível de estudos. “Durante os 21 dias em que estive lá, é impossível descrever o quanto aprendi. Além do uso do alemão, as outras línguas oferecidas pela escola (inglês e espanhol), as quais eu cursei, foram imprescindíveis para a minha comunicação”, descreve.

Na Alemanha, além de Frankfurt, o estudante santa-rosense conheceu Hanau (a cidade dos Irmãos Grimm), visitou a residência de um príncipe-bispo alemão em Wurzburg e também Mainz, cidade de Johannes Gutenberg, inventor e gráfico alemão. “Apesar de já ter visitado a Europa (Espanha e Portugal) em 2011, a Alemanha me surpreendeu pela sua organização, limpeza e educação. Sem dúvida foi uma viagem em que agreguei muitos conhecimentos e onde fui possibilitado a ver o mundo de outra maneira, saindo da realidade do meu cotidiano”, finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário

Lorem

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Ipsum

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Dolor

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.