Preservação Ambiental

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ao trabalhar as características dos textos jornalísticos, os estudantes da 7ª Série produziram na aula de Língua Portuguesa, textos destas características que envolvessem a temática da Preservação Ambiental, através das montagens de alguns animais que compõem a fauna brasileira, destacando a importância da preservação dessas espécies, está atividade foi realizadas no Laboratório de Robótica, onde as montagens foram programadas de acordo com o comportamento de cada animal. 









SETREM realiza comemoração no Dia dos Avós

“As pessoas felizes, abençoadas, não são apenas aquelas que mais têm, mas são justamente aquelas que são gratas pelo que têm, e consegue auxiliar a outras pessoas a descobrir a gratidão e a oferta.”

Reunidos na presença de Deus, aconteceu, na terça-feira, dia 12, no ginásio da Instituição, novamente homenagem os avós. A SETREM tradicionalmente homenageia os avós por serem pessoas tão amadas e especiais.
Os estudantes preparam uma celebração demonstrando o quanto seus avós são importantes. Na ocasião os avós também receberam mimos, e depois puderam participar de um delicioso lanche coletivo.
  
Na mesma ocasião foram entregue os certificados para alguns avós e familiaresque participaram do Curso de Formação Informática Básica, ministrada pelos estudantes da 8ª série que receberam desafios de socializar seus conhecimentos de informática.









Estudantes da SETREM realizam intercâmbio para Espanha

terça-feira, 12 de julho de 2011

Estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio da SETREM realizarão uma viagem inesquecível! Neste sábado, dia 16, embarcam para um intercâmbio na Espanha que se estende até o dia 06 de agosto.
Os estudantes Davi Dayan Assenheimer, Morghana Fin, Betina Both Voos, Gabriel Andres Flach, Maikel Angelo de Almeida, Marielle Krebs, Poliana Deise Cadore Metzka, Tiago Pauletto Fernandes, acompanhados pela Professora Ana Cláudia Leite, participarão de curso de Espanhol, com acomodação em residência estudantil (incluindo café da manhã e janta).
A cidade escolhida foi Salamanca, conhecida por seu maravilhoso conjunto arquitetônico, composto por um tipo de pedra amarelada que deu o apelido à cidade. Em 2002, a cidade foi escolhida como Capital Européia da Cultura, pois abriga uma das universidades mais antigas do mundo. Parte da população é composta por estudantes.
 
A escola Enforex, que ministra os cursos de espanhol, é a maior e mais prestigiada organização especializada no ensino espanhol da Espanha e América Latina.
 
As aulas ocorrerão de segunda à sexta-feira, das 9h às 14h25min, com no máximo de 15 alunos por turma. No primeiro dia de aula realizarão avaliação para verificar o nível de conhecimento com relação ao idioma espanhol, ao final do curso receberão certificado internacional de acordo com o nível alcançado.
 
Durante a viagem serão realizadas atividades extras, como passeio a pé por Salamanca, passando pelos principais pontos turísticos da cidade; visita à Universidade mais antiga da Espanha e a Madrid, a capital e a maior cidade do país, com mais de três milhões de habitantes. Irão ainda a Segóvia, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e Ávila, a cidade ‘muralhada’, fortemente marcada pela história.
 
 

XI mostra de trabalhos de pesquisa da Educação Básica SETREM

Na sexta-feira, dia 08 de julho, no Campus SETREM, ocorreu a XI Mostra de Trabalhos de Pesquisa da Educação Básica, evento destinado a inscrição de trabalhos desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.


A Mostra de Trabalhos de Pesquisa da Educação Básica é um dos eventos agregados ao SAPS (Salão de Pesquisa SETREM).



Programa Cultural: Música na Escola

Na terça-feira, dia 05, ocorreu o Programa Cultural “Música na Escola”. Na noite os estudantes realizam apresentações de violão, canto, coral, teclado, bateria, flauta, destinada para as famílias e comunidade em geral.


Na quarta-feira, dia 06, a programação foi apresentada para estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
 


 

Os animais


Existem muitos animais no mundo, então cada grupo da robótica montou um.. jacaré , cachorro, cavalo, borboleta, cobra e macaco.. foi muito divertido fazer gestos e sons desses animais para a turma descobrir.








Estudantes organizam Cinema

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A turma da 5ª Série foi dividida em quatro grupos de trabalho. Cada grupo ganhou um desafio: Desenvolver uma Palestra; Organizar um Cinema, Formatura e também uma Festa, lembrando que a organização dos eventos deve ser desenvolvida seguindo as etapas do que foi proposto em sala de aula, com orientação da professora Yara Terezinha Lampert. 

Na terça-feira, dia 05, foi a vez do grupo encarregado de organizar um cinema. Para próxima semana o trabalho será uma formatura.

Estudantes da 6ª Série criam uma rádio

No componente curricular de Música, estudantes da 6ª série da SETREM foram desafiados a pesquisar e conhecer pessoas que utilizam a voz como o seu principal instrumento de trabalho. Desta forma, o primeiro grupo observado foi o dos radialistas. E para conhecer melhor o trabalho destes profissionais, visitaram as rádios Colonial e Cidade Canção de Três de Maio. 

Após, o professor da disciplina, Ernani Gauger, novamente provocou os estudantes, agora para criar uma rádio. Divididos em cinco grupos, uma vez por semana, cada um deles, apresenta a sua programação na hora do recreio, que é elaborada com o auxílio de professores dos diversos componentes curriculares.
Este projeto também tem o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a criação de uma rádio comunitária, a serviço da Instituição.




12º Encontro de Dança - Região Missões

terça-feira, 5 de julho de 2011

No dia 01, os grupos de Balé, de dança Contemporânea e estudantes da 8ª Série do Ensino Fundamental, Componente Curricular de Dança, participaram do 12º Encontro de Dança-Região Missões, no Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, em Horizontina.




Festa Junina

No sábado, dia 02, ocorreu a Festa Junina da SETREM, das 11h30min às 16h. Teve quadrilha, casamento caipira, brincadeiras e deliciosos quitutes juninos.



Sistema Solar

sexta-feira, 1 de julho de 2011


O sistema solar é formado pelo sol e pelos astros que giram ao seu redor, como, terra, o planeta onde vivemos. Assim como os demais astros a terra não fica parada no espaço sideral, ela executa importantes movimentos.

Por estes motivos achamos importante fazer com que a 5º Série construí-se com seus pais o sistema solar completo com planetas e satélites naturais.









Campeonato de Robótica

Na terça-feira, dia 28, às 14h, no Campus SETREM, ocorreu o 2º Campeonato de Robótica.
O campeonato abordou o tema “Sustentabilidade do Planeta” e desafiou estudantes de 5ª a 8ª série a fazer a montagem e programação de robôs, tendo como objetivo, separar o lixo reciclável, coletar a água das chuvas e desligar os interruptores, economizando energia.

Campeonato de Robótica 

Essas atividades foram realizadas visando à criação de novas tecnologias, mas sem comprometer o planeta nas futuras gerações. Agir de forma sustentável, cultivar ações ecologica-mente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente aceitas, incentivando a construção de um mundo melhor.

Os estudantes vencedores  foram: Alanit Jahn Kirchhof, Jones Ceccon Junior, Junior Bruxel, Julio Cortesi Lorenset, Fernanda Martins Fritsch e Maria Eduarda Dezordi Klein, da equipe ‘ Os Robóticos’ da 6ª Série.

Depoimento de estudantes:

‘Gosto muito destas atividades. É um pouco difícil, mas estamos conseguindo. Esperamos ter um bom resultado no Campeonato de Robótica, pois nos comprometemos muito no decorrer das aulas. ’
Maria Paula de Medeiros - 5ª Série.

‘A robótica incentiva a criar coisas novas e aprender mais. As aulas são muito interessantes e divertidas, possibilitando o aprendizado. Espero que no Campeonato de Robótica tenhamos bons resultados com nosso trabalho’.
Lucas Viegas Dummel - 7ª Série.

Gravações da RBS TV na SETREM

De 20 a 22 de junho a equipe de reportagem da RBS TV esteve na SETREM para conhecer o que a Instituição oferece de inovação tecnológica para seus estudantes.


Vencedores do Campeonato de Robótica 2011

Parabéns aos vencedores do Campeonato de Robótica 2011!

Os Robóticos - 6ª Série

Alanit Jahn Kirchhof
Jones Ceccon Junior
Junior Bruxel
Julio Cortesi Lorenset
Fernanda Martins Fritsch
Maria Eduarda Dezordi Klein

Cineminha

Após estudar o artista Charles Chaplin e o cinema mudo os estudantes do 3ºano montaram um cinema e construíram uma história, desenharam e coloriram. Após apresentaram para a turma as sua invenções.









Lorem

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Ipsum

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Dolor

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.