Reservas e Fósseis
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Viagem de Estudos
segunda-feira, 26 de abril de 2010
O grupo partiu na quarta-feira, dia 21 passando por Porto Alegre, onde visitaram o Museu de Ciências e Tecnologias da PUC, a Assembléia Legislativa, o Palácio Piratini, o Teatro São Pedro, o Gasômetro, o Aeroporto Salgado Filho e o Shopping Praia de Belas.
Estamos certos de que este evento ficará na lembrança de nossos estudates como um momento de muito afeto, integração e alegria.
Telescópio
Com a construção do telescópio objetivamos a compreensão das principais idéias construídas pelos alunos a cerca do nosso universo. De nossa própria experiência, sabemos do fascínio que as questões ligadas ao universo exercem nos alunos. Com essa prática a nossa intenção é caracterizar a perspectiva distintiva a partir da qual a ciência investiga e aborda o mistério do nosso universo, relacionando os fundamentos teóricos construindo pelos alunos com o fascínio que a prática nos proporciona e com isso, construindo conceitos sobre nossos Planetas, Sol e as Estrelas.
Monjolo
terça-feira, 20 de abril de 2010
O Monjolo é uma máquina rudimentar, movida a água, onde há duas peças distintas e principais: o pilão – que soca os grãos – e a haste. A água movimenta o pilão. Esta chega através de uma calha, cai no cocho e quando este fica cheio abaixa com o peso da água elevando a haste. Assim que a água escorre a haste desce pesadamente, socando o que esteja no pilão.
Com esta proposta os alunos do 3º ano nas aulas de novas tecnologias, construíram e desenharam o Monjolo e fizeram a apresentação sobre a montagem do mesmo. O monjolo fazia referência aos grãos e a alimentação saudável.
Tabelas/ Gráficos e Probabilidade
Casa Ecologicamente Correta
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Números Negativos
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Números Negativos
O texto fala, que é comum a utilização de números no dia-a-dia, porque temos a necessidade de fazer contas em certos momentos.
Na China antiga, eles usavam o ábaco com linhas de cores diferentes. Uma cor para os números negativos e outra para os positivos. Mas a idéia de negativo não era aceita. Mas os Indus conseguiram utilizar estes números, e também criar regras de maneira lógica e aceitável.
Até o século XVIII a idéia de números negativos era “mal vista” pelos matemáticos.
Ma a partir de século XVIII foi possível entender melhor a natureza dos números negativos, e de que seria mais fácil compreender estes números e utilizá-los.
O texto também fala da aplicação dos números negativos. E de exemplo sobre isso: como no inverso quando está -5ºC, ou 5ºC abaixo de zero.
Ele também nos explica que fica mais fácil indicar determinados pontos utilizando a reta numérica, que inicia com um zero, por exemplo: ao invés de falar que uma casa está a esquerda ou a direita, você pode usar a posição 3 e se quiser que ela fique para o outro use por exemplo a posição – 4. Também podemos dizer que em um termômetro a temperatura está um pouco abaixo de 0, mas a questão é: quanto abaixo de zero?
Enfim, eu acho que cada texto quis nos explicar o que são os números negativos e como podemos utilizá-los.
Lucas Dumel
Artigo
Números: é muito comum utilizarmos números negativos no nosso dia-a-dia, pois são muito importantes e necessários. Na antiga China usava-se ábacos (com linha e cores diferentes, uma para números negativos e outra para números positivos)
Números negativos: Até o século XVIII (18) a utilização de números negativos era mal vista pelos matemáticos, resultados negativos não eram aceitos, pois eles preferia considerar estes resultados como: errados, impossíveis, absurdos, fictícios ou números não verdadeiros.
Mas a partir dos século XVIII, foi possível compreender como esses números eram importantes (a origem de sua natureza ) eles viviam a explicação geométrica que apontavam dentro de uma reta direções opostas, então passaram a entender a utilização dos números negativos.
Aplicação de números negativos:
Ás vezes a temperatura esta -5ºC (cinco graus negativos). Mas como uma coisa pode ser menor que zero? Um número vai passar a ser menos que zero, no momento que ele for negativo.
Observe:
Percebe-se que o zero é um número neutro, sempre será o início do caminho e separa os números negativos dos positivos.
Djulia N. Dalla Corte