Sub-Regiões Nordeste

quinta-feira, 26 de agosto de 2010


Os alunos da 6ª série apresentaram em forma de Teatro as Sub-Regiões do Nordeste.
Agreste, Sertão, Meio Norte, Zona da Mata.
Tendo por base as condições naturais principalmente o clima podendo se distinguir nas quatro Zonas acima.


Parabéns aos vencedores do Campeonato de Robótica!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010


1º Lugar
Grupo - Gui’s Gang!
Componentes - Guilherme, Letícia, Morghana, Rafael, Tais
  
2º Lugar
Grupo – Vai toma banho!
Componentes - Marcela, Letícia,Kristine, Lourenço

Balança de Dois Pratos

terça-feira, 24 de agosto de 2010

A balança é um dos instrumentos de medição mais antigos que se conhece. Ela é composta por dois pratos eqüidistantes em um eixo central.

Para realizar a pesagem, coloca-se um ou mais objetos de peso conhecido (peso-padrão) e, no outro, o objeto que se deseja pesar. São acrescidos ou retirados mais pesos-padrões até que se estabeleça o equilíbrio entre os dois pratos, o que resulta no peso relativo do objeto.

Considere como unidade a massa correspondeste a um bloco 2 x 2.

Portanto: 1 bloco 2 x 2 = 1 unidade.

Com o auxilio da balança montada, efetue as seguintes medições:

Igualdades


Uma equação nada mais é do que a representação de uma igualdade. Ou seja, o valor à esquerda do sinal de igualdade deve ser o mesmo do que está do lado direito.

Mas você sabe para que serve uma equação do 1° grau?

Suponha que, numa viagem de automóvel, você deva percorrer 1200 quilômetros e, para isso, tenha que gastar três tanques de combustível. A questão é: quantos quilômetros seu veículo poderá percorrer com cada tanque de combustível completo?

3 tanques de combustível = 1200 quilômetros, logo;

3x = 1200

X = 1200

         3

X = 400 km

Imagine a seguinte situação: em uma bonbonnière, para montar um compartimento de balas mistas foram usadas quatro mediadas de balas de hortelã e três medidas de balas de alcaçuz, ambas com formatos iguais. Com isso, o compartimento acomodou 784 unidades. Com esses dados, é possível saber quantas balas de cada tipo estão na bonbonnière



Balanças



O quilograma-força é uma medida de peso mensurada por um equipamento comum – a balança. Desde sempre utilizada para esse fim, ela se apresenta de varias formas e com mecanismos diferentes. Vamos dar uma olhada nos modelos mais comuns:



Balança romana: composta por um travessão dividido em duas partes desiguais, sendo uma menor que a outra. Na parte maior, temos um peso e a graduação, como uma régua. A proporção dos braços é de um para dois.



Balança de pratos: é a mais conhecida. É composta por dois braços paralelos e pratos nas suas extremidades. Com ela podemos comparar o peso de dois objetos, além de fazer medições quando dispomos de pesos aferidos.



Balança digital: esta faz parte do dia a dia de supermercados, padarias e de estabelecimentos que vendam produtos por quilograma. Possui um sistema mais elaborado que utiliza célula de carga, composta por quatro sensores de deformação. Ao colocarmos nossas compras sobre a balança, força aplicada sobre a placa causa a deformação em uma pequena chapa de metal – que é responsável pela diferença de resistência elétrica de um material e é mediada pelo nosso sensor. Como a deformação é proporcional a força aplicada, faz se o cálculo com base nessa variação.


CELEBRAÇÃO EM FAMÍLIA

No dia 20 de agosto, aconteceu na escola uma programação especial para os papais de 1ª a 4ª série. Neste dia, às 19h, realizamos uma “Celebração em Família” e logo após jantamos todos juntos aqui na escola, ao som de Jorge Correia.

Lançador de Aviões

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Agricultura Familiar

Juntamente com o estudo dos resíduos, e dos tipos de lixo, o 3ºano estudou sobre a agricultura orgânica, que é adubada com resíduos naturais e construiu na robótica uma semeadeira que plantará sementes que produzirá alimentos saudáveis. 


18º Encontro de Corais Região Missões

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Os peixes

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O 4º ano está estudando sobre os animais e, agora chegou a vez de estudar a classificação dos peixes. Para isso, cada aluno ganhou um peixe ornamental com o objetivo de observar, na prática, as características destes animaizinhos estudados em aula. Além disso, as crianças aprenderam os cuidados que devem ter para cuidar de seu novo bichinho. Todos amaram a idéia!


Lançador de aviões




Produção Textual em LEM

terça-feira, 3 de agosto de 2010


As professoras de LEM Espanhol e Inglês, visando estimular a produção escrita, a criatividade e a expressão oral nos respectivos idiomas, promoveram a produção de blogs e sua posterior apresentação. Os melhores, escolhidos pelos próprios estudantes, através de voto secreto, forma premiados  com medalhas de 1º e 2º lugares. Parabéns a todos os envolvidos.



Campeonato de Robótica

Lorem

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Ipsum

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Dolor

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.