Robótica SETREM é destaque na XIII Expofeira do Agronegócio

segunda-feira, 29 de abril de 2013


Acesse e confira o vídeo na integra: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/rbs-noticias/videos/t/santa-rosa/v/aberta-a-13a-expofeira-de-tres-de-maio/2542525/

Professor da FAAP fala sobre os benefícios de utilizar LEGO® em sala de aula


Sérgio Penedo adota o método da robótica com LEGO tanto no ensino médio quanto superior

Com o objetivo de facilitar a assimilação de matérias e desenvolver o raciocínio lógico dos alunos, a aposta de escolas e universidades na robótica vem tendo resultados bastante positivos. Um exemplo de sucesso é o do professor Sérgio Penedo, Coordenador de Engenharia Elétrica, Mecânica e Química na FAAP, que implantou o método com seus alunos universitários há 4 anos e do ensino médio há 1 ano e meio. Desde o início dos trabalhos, ele conta que não para de se surpreender com o desenvolvimento criativo e lógico dos jovens.

“Acho que esse é o tipo de matéria que deveria ser introduzida desde pequeno, e não somente a partir da adolescência”, conta. “O trabalho de robótica com LEGO é um grande estruturador de linguagem”, completa o professor que utiliza o Kit LEGO Mindstorms NXT, com os seus alunos do ensino médio desde as tarefas mais simples, como nas aulas de noções básicas, até nas etapas mais avançadas como na programação de movimentos, por exemplo.

“No ensino médio, alunos que fazem as oficinas de robótica, tendem a decidirem por cursar engenharia mecânica quando ingressam na faculdade. Lá eles continuam tendo contato com LEGO”, completa o professor. E quando os alunos chegam à graduação o trabalho fica ainda mais sofisticado. “Agregamos outras soluções de programação ao Kit LEGO e usamos em sala com os alunos de engenharia”, detalha.
Além de desenvolver o raciocínio lógico, trabalho em equipe e revelar a criatividade, os alunos que têm acesso à robótica passam entender melhor como as coisas do dia-a-dia funcionam. “Com o tempo eles passam a levar a robótica como um negócio sério, principalmente quando começam a contextualizar o que aprendem em sala com princípios físicos e entendem o quão importante é isso que eles aprendem e que LEGO é coisa séria”, explica o professor.

Fonte: LEGOZOOM, 2013.

Robótica Educacional SETREM

sexta-feira, 26 de abril de 2013


A inserção de recursos tecnológicos como forma de auxilio na educação ainda é um assunto muito debatido no Brasil, em países de primeiro mundo que tem esta cultura tecnológica mais desenvolvida, esta já é uma realidade na educação, pois a grande parte da população já tem acesso a recursos como o computador,internet entre outras tecnologias.

A robótica educacional é uma ferramenta que visa estimular o estudante a pensar e solucionar problemas através da utilização desta tecnologia, esta é uma ferramenta que o leva a questionar, pensar e buscar soluções para as dificuldades encontradas, a robótica educacional permite ao estudante aplicar de forma prática os conteúdos estudados em sala de aula, possibilitando a este a solução de problemas, desenvolvendo assim a sua capacidade de formular e equacionar soluções.

Dentro da robótica educacional os estudantes são desafiados a construir um robô que pode ser desde um barco de encaixe de peças a um coração que através de programações realizadas com softwares específicos traduz os batimentos cardíacos de um coração humano, dentro deste contexto a aprendizagem e o conhecimento que os estudantes adquirem através da construção, programação e visualização prática dos conteúdos estudados em sala de aula, pode-se dizer que esta ferramenta vem somar em muito no conhecimento adquirido dentro de cada conteúdo.

Conhecendo mais sobre as Aves

De uma maneira muito gentil, alguns alunos do 4º ano trouxeram suas aves para que pudéssemos observá-las. Foram muitas as descobertas e questionamentos ao som do canto das aves. Diante as reflexões, cada criança escolheu a ave que mais se identificou e produziu um texto descritivo observando esta.


























Alimentação Saudável

A turma do 3º Ano recebeu a visita da Professora Claudiane que conversou com os estudantes sobre Alimentação Saudável. Ela elaborou a Pirâmide Alimentar que auxilia no controle dos alimentos que devemos consumir para termos uma alimentação equilibrada.

















Amizade

quinta-feira, 25 de abril de 2013


  um montagem muito divertida de uma "Xícara Maluca" que é um brinquedo muito divertido, mas quando compartilhada está brincadeira com um amigo fica muito melhor.

As montagens contaram com toda a criatividade da turma que incrementou as mesmas com benecos e bonecas Lego.
 














Lorem

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Ipsum

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Dolor

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.