Montagem Livre 1ºano

terça-feira, 29 de novembro de 2011









Robótica e diversão

Com o objetivo de estimular a criatividade, a expressão e a espontaneidade os estudantes negociaram na equipe uma montagem livre baseada nas revistas articulando com os conteúdos.














Meios de Transporte e a Robótica Educativa

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Seja na cidade ou no campo, na praia ou na fazenda, para passear, trabalhar, ir à escola ou ao supermercado, é praticamente impossível imaginar nossa vida sem algum meio de transporte. 

Desta forma, durante o terceiro trimestre de 2011, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental descobriram as tecnologias dos meios de transporte no Componente Curricular de Novas Tecnologias.

Os meios de transporte são classificados da seguinte forma: terrestres (ferroviário, rodoviário e metroviário), aquáticos ou hidroviários (marítimo, fluvial e lacustre) e aéreo.

Foram feitas as mais diversas montagens, como: Barco, Trem, Avião, Caminhão, Carro, Ônibus, entre outros.






Estudo dos animais com o auxílio da Robótica

Unindo o estudo dos animais, que foi abordado durante o ano em sala de aula, os estudantes do 4º ano fizeram a montagem de protótipos de animais na Robótica Educativa LEGO ZOOM.

A atividade foi desenvolvida para que integrasse o currículo e o componente curricular de Novas Tecnologias. Durante este ano, os estudantes foram estimulados a pensar, estruturar suas ideias, elaborar hipóteses para promover a socialização entre os envolvidos do conteúdo abordado em sala de aula.

A Robótica Educativa caracteriza-se por ser um ambiente de trabalho onde ocorra a aprendizagem colaborativa, buscando elementos mediadores que possibilitem o desenvolvimento de capacidades cognitivas.  Através da robótica, o estudante é o construtor de seus conhecimentos através de observações e da própria prática. Avalia-se de forma contínua o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em equipe, a autonomia e a responsabilidade.

Entre as várias montagens, foram realizadas: O Bote da Cobra, o Camaleão, a Abelha, o Salmão, a Roda de Hamster e o Macaco Peralta.


Turmas do 2º ano Médio realizam testes com projetos de Energia Solar

O Projeto de Energia Solar está sendo realizado pelos estudantes do 2º ano do Ensino Médio e Concomitante, e na quarta-feira (22) foram feitos testes de desidratação de frutas em alguns dos trabalhos.

A Professora de Física, Carla Simone Sperling, destaca alguns dos modelos criados pela turma: “Temos desidratadores de frutas, aquecedor solar de água e também fogões solares. Estamos testando a eficiência dos projetos, fazendo um teste comparativo. A próxima etapa é a de cozimento, onde conseguiremos preparar alimentos como o arroz e o macarrão”. Cerca de 20 trabalhos estão sendo desenvolvidos pelos estudantes das duas turmas.


Retiro dos Líderes de Turma

Os estudantes líderes das turmas de 5ª série aos Técnicos diurnos da SETREM estiveram reunidos em Coronel Barros no Good Fish. O grupo foi acompanhado pelos professores Janaína Aline Poersch, Márcia Brun, Mário Studt e Viviana Cristina Hatje.

A experiência proporcionou  significativas vivências e aprendizagens ao grupo, além de momentos de interação, integração, lazer e descontração. Várias atividades foram realizadas, entre elas, a trilha noturna foi a mais esperada. Por solicitação dos líderes,  a ideia é dar continuidade com essa proposta para os anos seguintes.




Relato da Viagem de Estudos do 4º ano

Nossa Viagem


No dia 17 de novembro de 2011, em torno de 1h da manhã, os alunos do 4º ano da SETREM estavam no ônibus prontos para viajar.

A viagem para chegar a Gramado foi longa, mas divertida. No caminho, vimos os tipos de relevo de cada região: as florestas, as vegetações e, principalmente, a diferença do clima.

A primeira visita foi ao Zoológico de Gramado, vimos bichos ameaçados de extinção, macacos, aves e até pinturas do passado que mostravam diversos animais. Na lojinha de lembranças os preços eram altos, por isso tivemos prejuízo. Quando fomos almoçar num restaurante em Gramado, tinha um Buffet muito bom, e as comidas eram bem separadinhas. Já à tarde, fomos ao Alpen Park, onde nos divertimos muito no trenó (em que só podíamos ir com as professoras). No cinema 4D, tivemos muita emoção ao olhar o filme “Pânico no Museu”. Sentimos quando vinha água na gente e vento também, e até conseguíamos sentir os cheiros. Na Aldeia do Papai Noel, era tudo mágico. Lá tinha máquina de neve, a casa do Papai Noel, renas de verdade, bonecos de neve e, é claro, muitos Papais Noéis. Havia muitas decorações de Natal, onde tirei muitas fotos. 

Na pousada, comemos uma deliciosa janta, tomamos banho e fomos ao Natal Luz. Lá, tudo era lindo: os carros alegóricos, as pessoas com fantasias, os patinadores, as luzes... À noite, quando chegamos, escovamos os dentes e fomos dormir.

No dia seguinte, tomamos café da manhã e caímos na estrada para ir ao Zoológico de Sapucaia do Sul. Vimos um montão de bichos, até cobras. De lá, fomos de Trensurb até o Aeroporto de Porto Alegre. Vimos alguns aviões decolarem lá. Para almoçar, fomos numa churrascaria em que a carne era ótima.

De tarde, fomos conhecer os estádios do Inter e do Grêmio. De tardezinha, fomos ao shopping Praia de Belas, visitamos a Saraiva, compramos livros legais e, depois, jantamos no McDonald´s.

   No dia 19, de madrugada, voltamos mais felizes por termos vivido essa ótima experiência.

Por Júlia B. Diniz – 4º Ano






























































































Lorem

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Ipsum

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Dolor

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.